O primeiro passo foi despertar a atenção do máximo de instituições parceiras, com fins a divulgar a Expodireto Cotrijal para o mundo. Em seguida, disponibilizar uma estrutura completa para que os expositores tivessem oportunidade de negócios internacionais, e, na sequência, sensibilizar instituições e lideranças para ampliar a internacionalização para a próxima edição da Feira.
"Não tenho dúvidas que, nestes itens, o clima está positivo, tanto com relação aos expositores, empresários e parceiros, e principalmente com as entidades estratégicas, que têm um bom relacionamento com a Cotrijal, para que tenhamos eventos novos, de caráter internacional, na feira", antecipou o coordenador do Pavilhão Internacional, Adelar Francisco Baggio.
Fato importante no Pavilhão Internacional, foi as rodadas de negócios, que reuniu grupos em torno dos mais diferentes interesses comerciais, abrangendo desde o setor de máquinas, até o de leite e carnes, entre outros setores da agricultura.
"Se fizermos um comparativo das atividades deste ano com as do ano passado, nós temos boas notícias. Em 2009 nós tivemos 15 importadores participando de rodadas de negócios, em um dia, e este ano tivemos 60 a cada dia, durante todos os dias da Expodireto Cotrijal", listou Evaldo Silva Junior, que coordenou as rodadas de negócios. Ele salienta que a presença maciça de importadores do exterior se deve a missão realizada em novembro de 2009, onde uma comitiva capitaneada pela Cotrijal, juntamente com empresas fabricantes expositoras, foi até a China, Polônia e Alemanha, promovendo e divulgando a Expodireto Cotrijal.
"Percebe-se que com este movimento de mercado, se conseguiu quadriplicar a presença de importadores de um ano para o outro", define Evaldo Junior, que lembra a parceria da Expodireto Cotrijal com três importantes feiras alemãs, onde a feira terá um estande institucional disponível para a promoção da Expodireto Cotrijal, sendo que igual situação acontecerá em feira agrícola da Polônia.
Apesar do sucesso do Pavilhão Internacional na 11ª edição da Expodireto Cotrijal, ainda há a perspectiva de avanços, seguindo a atuação pelas parcerias com Sebrae, Simers, Fiergs, há o pensamento de colaboração no crescimento das atividades desta importante área da feira. "Assim como nesse ano incrementamos as negociações com rodadas de negócios de produtos básicos, como carne - porco, gado, frango -, grãos - soja, arroz, milho, trigo -, e os produtos lácteos, além de vinho e sucos, pretendemos no próximo ano abrir espaços para outros ramos do agronegócio", prevê Evaldo Silva Junior.