Produtores interessados pela soja FPS Urano RR
Os associados da Cotrijal que visitaram a Expodireto Cotrijal tiveram a oportunidade de conferir o desempenho a campo da soja FPS Urano RR, cultivar que vai estar à disposição na safra 2009/2010.
A cooperativa, junto com um grupo restrito de multiplicadores de semente, adquiriu o direito de exclusividade de multiplicação e comercialização da cultivar. Mais uma opção de material transgênico para os produtores da Cotrijal, a soja FPS Urano apresenta ótimo potencial produtivo, hábito de crescimento determinado, porte médio e ciclo precoce.
Segundo o diretor de Produção da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, a cooperativa investiu na FPS Urano, depois de se certificar dos resultados que ela apresenta, com o objetivo colocar à disposição do seu produtor um material de boa qualidade e desenvolvido especificamente para as condições de clima e solo da região.“Muitas vezes a cooperativa é tida como conservadora, mas quando se trata de tecnologia, de pesquisa, de informações, temos a responsabilidade e o cuidado de aproximar do nosso produtor aquilo que efetivamente tem respaldo científico e segurança técnica, porque nós estamos aqui a serviço do produtor. Então, quando damos um passo que é diferente do nosso habitual, apostando e nos comprometendo junto com outros produtores de semente com esse novo material, é porque ele tem todas as condições de oferecer resultados muito bons”, afirma Lima.
O diretor de produção ressalta que o produtor da Cotrijal agora tem o privilégio de encontrar na cooperativa praticamente todas as cultivares de soja transgênica existentes no mercado. E quanto mais opções o produtor tem, segundo Lima, maiores as chances de obter melhores resultados. “A competição entre as empresas produtoras de sementes também é positiva porque estimula o avanço da pesquisa e o lançamento de materiais com novas características, que possibilitem redução de custos e melhores rendimentos”, avalia.
Nos ensaios realizados pela Brasmax na região, a soja FPS Urano RR atingiu 4.412 kg/ha na safra 2004/2005 e 4.514 kg/ha na safra 2005/2006. A cultivar é uma entre as mais de 10 que a equipe técnica da Cotrijal demonstrou no seu estande na Expodireto Cotrijal.