A estimativa é da Expedição Safra RPC, que depois de percorrer 12 estados, responsáveis por quase 90% da oferta de grãos, estima uma produção de verão acima de 100 milhões de toneladas de soja e milho, com 67 milhões e 33 milhões de toneladas, respectivamente. Com mais 19 milhões previstas para a 2ª safra do cereal, em 2009/10 as duas culturas devem atingir a marca histórica de 120 milhões de toneladas. Boa parte desse volume está concentrada no Paraná, que reassume o 1º lugar no ranking de produção, e em Mato Grosso, o segundo produtor nacional. Juntos, os dois estados somam 45% da área cultivada com soja no país e mais de 40% da produção.
Proporcionado pelo clima, em ano de El Niño, o destaque da temporada é o ganho de produtividade. Na média, o rendimento da soja ficou em 2.909 kg/hectare, contra 2.833 kg em 2007/08, até então a melhor marca, segundo a Conab – em alguns estados ou regiões superou os 3.000 kg/ha. Em casos isolados, com alta tecnologia, a Expedição acompanhou colheitas em propriedades com desempenho superior a 3.500 quilos.
Com o milho não foi diferente. A redução de 13% em área foi compensada pelos 4.110 kg/ha, média muito próxima dos 4.148 kg recordes de 2007/08. O resultado final também tem relação com a tecnologia empregada, com resposta potencializada pelo comportamento do clima.
Fonte: Agrolink
COLHEITA DA SOJA EM FASE AVANÇADA
A soja não tem encontrado dificuldades para avançar em termos de área colhida, chegando na última semana, conforme levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar, aos 15% com as produtividades se mantendo nos mesmos níveis já divulgados. Ao contrário do que os técnicos poderiam esperar, tendo em vista os problemas na sua implantação, a atual safra se encontra bastante à frente dos anos anteriores, com um percentual de lavouras maduras e por colher bastante expressivo (30%), o que poderá provocar o encerramento da colheita antes do previsto, caso as condições meteorológicas se mantenham favoráveis à atividade.
Fonte: O Nacional