Resultados mostram a influência do clima na planta
Já está disponível nos sites da Fundação Pró-Sementes de Apoio a Pesquisa e da Casa Rural os resultados de desempenho das cultivares de trigo indicadas para o Rio Grande do Sul referente a safra 2009. O trabalho é realizado em parceria com o Sistema Farsul e o relatório pode ser acessado no www.fundacaoprosementes.com.br e no www.casaruralrs.com.br
Na safra 2009, foram analisadas 45 cultivares de trigo, 20 de ciclo médio e 25 de ciclo precoce, com a colaboração de seis obtentores. Os ensaios foram realizados nos municípios de Júlio de Castilhos, Lavras do Sul, Passo Fundo, Vacaria, Cachoeira do Sul e Santo Augusto.
A análise geral dos experimentos mostrou que não houve diferença de rendimento entre as regiões. Entretanto, as cultivares testadas sofreram influência direta do clima, que afetou o rendimento e a qualidade final do trigo. Na avaliação, as cultivares de ciclo médio apresentaram rendimento médio superior as precoces. A diferença foi de 250 kg, em média.
COMO A PESQUISA É FEITA
Desde a safra 2007/08, a Fundação Pró-Sementes vem realizando ensaios com as variedades de trigo e soja registradas no MAPA, e indicadas para o Rio Grande do Sul pelo zoneamento agrícola.
Os ensaios são realizados em locais definidos, respeitando diferenças climáticas e de altitude, de acordo com o proposto no zoneamento.
Em todos os locais os experimentos são conduzidos em duas épocas, exceto em Vacaria. Além do rendimento em quilogramas por hectare, em cada experimento, são determinadas as datas de semeadura, de emergência, de espigamento, de maturação, de colheita; stand inicial; acamamento, altura das plantas, e peso do hectolitro (PH).
Outro dado importante e disponibilizado nos resultados são os rendimentos médios das cultivares de trigo nas últimas safras.