Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Nova presidente da Emater reforça parceria com a Cotrijal

Nova presidente da Emater reforça parceria com a Cotrijal
Nei Mânica, Mário Nascimento e Águeda M.Mezomo
A Emater e a Cotrijal desenvolvem ações que visam a qualificação profissional e a integração social da família rural. Essa afirmação é da nova presidente da Emater/RS-Ascar, Águeda Marcéi Mezomo, que reforça a necessidades de parcerias para o desenvolvimento de projetos e trabalhos voltados para o meio rural, destacando o relacionamento com a Cotrijal que proporciona a realização de diversas ações que atingem diretamente o homem do campo.

Assim Águeda Marcéi Mezomo, cita ações que fortificam essa parceria, como por exemplo a participação da Emater na Expodireto Cotrijal. "A importância dos trabalhos que realizamos juntos com a Cotrijal , ficam evidentes durante a Expodireto, e é por isso que queremos ampliar os nossos serviços junto ao parque. Para isso já estamos planejando a nossa participação no próximo ano, com o objetivo de ampliar o Pavilhão da agroindústria familiar, que é um espaço voltado para a família rural,que alia a produção com a comercialização", explica.

A Emater utiliza a sua casa, localizada dentro do parque da Expodireto Cotrijal, durante todo o ano, realizando cursos, e oficinas de qualificação profissional. "Para esse ano estão previstos vários cursos de qualificação voltados para o produtor rural, que vão desde a alimentação saudável, bem estar social e aproveitamento integral dos alimentos. A parceria entre a Cotrijal e a Emater busca alternativas de rendas e um viés de qualificação profissional para o mercado", salienta Águeda.

Outra ação que é desenvolvida entre a Emater e a Cotrijal é o projeto de Geoprocessamento, que é destacado como um projeto modelo pela presidente da entidade Águeda Mezomo. "Esse projeto pode ser destacado como um exemplo, pois trouxe um direcionamento para os agricultores, evitando justamente questões de assoreamento nas propriedades rurais, proporcionando uma assessoria a esses municípios que a Cotrijal atende juntamento com a Emater",revela.

Segundo a presidente da Emater, a intenção para 2010 é aumentar as ações desse projeto, para manter as informações para as famílias rurais, proporcionando um desenvolvimento rural sustentável."Com a continuidade do projeto nosso objetivo é de ampliar essas informações geográficas, para que o agricultor possa ter um mapeamento da propriedade agrícola", completa.
ÁGUEDA ATUA JUNTO A EMATER DESDE 1997

A diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, assumiu interinamente a presidência da Emater/RS e a superintendência Geral da Ascar. Mário Nascimento deixou o cargo na última semana, durante reunião em São Miguel das Missões, com os gerentes de todas as áreas da Instituição. O dirigente se desencompatibilizou em virtude das exigências da lei eleitoral.

A nova presidente, funcionária da Emater/RS-Ascar desde 1997, conhece a realidade das famílias rurais. Águeda Mezomo destaca as metas da instituição para 2010, as quais irão ampliar as ações e dar mais visibilidade à Emater/RS-Ascar, proporcionando outras fontes de receita. Cita como exemplos o projeto de elaboração de Banco de Dados Ambiental Georreferenciado por município e os programas de Revitalização dos Recursos Naturais do Rio Grande do Sul e o Rio Grande Família, em convênio com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa). Além de dar continuidade a programas importantes para o Estado, como o de Irrigação, em convênio com a Secretaria da Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Siuma).