Cerca de 60 produtores acompanharam o evento
Essa ação foi desenvolvida na última quinta-feira (8), pela unidade de Nicolau Vergueiro, em um dia de campo realizado na propriedade de Alfredo Burgel,com a apresentação de 17 parcelas, as quais foram plantadas no dia 8 de dezembro. A atividade foi coordenada pelos engenheiros agrônomos da Cotrijal Júlio César Franco da Silva, Igor Jonas Pereira da Silva e Márcio Forcelini. Também participaram da atividade o gerente da Unidade da Cotrijal de Nicolau Vergueiro, Cleberson dos Santos, e Valdemar Ludwig que explicou aos produtores sobre o processo de aquisição de sementes junto a cooperativa.
Além de explicações e comparativos sobre a compra de sementes, os 62 produtores que acompanharam o dia de campo, receberam informações sobre cada parcela que estava em demonstração e ainda duvidas sobre produtividade foram respondidas pelos profissionais da área técnica da Cotrijal. "Desenvolvemos esse dia de campo nesse período que a safra já está quase concluída, para que o diferencial das cultivares pudessem ser vistos pelos produtores, e também para que as dificuldades da cultura, os erros e acertos da safra pudessem ser discutidos em grande grupo. Assim vejo que a atividade foi de grande valia para os produtores da região, que estiveram presente", avalia Júlio César Franco da Silva.
O produtor e associado da Cotrijal Alfredo Burgel, cedeu a área para que as parcelas fossem plantadas, e para a realização do dia de Campo. Ele concluiu a colheita dos seus 80 hectares, no sábado (3), e vê com satisfação a média de 60 a 65 sacos por hectare registrados em sua propriedade. "Foi uma safra considerada diferente, principalmente devido ao clima e a presença da ferrugem. Eu fiz três aplicações de fungicidas e consegui controlar o problema, e contei com a assistência do departamento técnico da Cotrijal, algo que foi indispensável", declara o produtor.
Ao fim das atividades foi confirmada a realização de parcelas voltadas para as culturas de inverno, em especial para o trigo.