Esta é a justificativa para a realização de eventos técnicos voltados a atualização de produtores e assistência técnica que trabalham com culturas de inverno. A Embrapa Trigo conta com a colaboração de diversos parceiros para atender a demanda de eventos que contemplem as diferentes regiões produtoras de grãos no Rio Grande do Sul.
Na Região do Planalto, o planejamento das lavouras de inverno começa agora, com a escolha da cultivar e a decisão do investimento tecnológico em culturas como trigo, cevada, pastagens ou canola. O cenário para debates técnicos é o III Seminário de Culturas de Inverno, marcado para o dia 11/05 (manhã e tarde), na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS). A iniciativa do Sicredi vai apresentar programação com os seguintes temas: gestão da propriedade, cultivar e ambiente, seguro agrícola, política de comercialização, e perspectivas climáticas.
O V Fórum Nacional do Trigo tem abertura marcada para a noite do dia 11/05, no Pólo da Cultura, em Erechim, RS. A programação, que se estende também durante o dia 12/05, está voltada a questões de mercado, como comercialização, novas normas de classificação, preço mínimo e instrumentos de escoamento. A parceria é com a Emater/RS-ASCAR e a Prefeitura de Erechim.
O calendário de eventos encerra com o III Encontro sobre culturas de inverno em Vacaria, RS, no dia 26/05. Segundo os organizadores (UCS, Fepagro e Associação de Engenheiros Agrônomos), a Região dos Campos de Cima da Serra historicamente apresenta excelente estabilidade produtiva e qualidade nos grãos produzidos. Em 2009, foram mais de 45 mil hectares (ha) de trigo, 4 mil ha de cevada e 2 mil ha de canola, entre outros. O evento acontece durante todo o dia, no auditório da UCS Vacaria (Campus 1, bloco A), e tem no programa cereais de duplo propósito, clima, aplicação de sensores ópticos, plantas daninhas e apresentação de cases de propriedades com alto rendimento em trigo.
Fonte: Acsurs