O Fórum Nacional do Trigo, que acontece em Erechim, nos dias 11 e 12 de maio, no Pólo de Cultura, terá como foco o debate das ações econômicas e políticas voltadas para a cadeia produtiva do trigo , principalmente a comercialização e a classificação do cereal. A abertura do Fórum acontece no dia 11, às 19h30min, com a palestra Contextualização do Trigo no Brasil, proferida pelo assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Luiz Ataídes Jacobsen, e pelo chefe-geral da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha.
A programação segue no dia 12 de maio, com a palestra Perspectivas de Mercado para a Safra 2010. Outro destaque será o painel Desafios para a Produção Nacional Competitiva do Trigo, que acontece a partir das 10h.O painel seguinte, às 11h15min, tratará do tema Classificação, Segregação e Armazenagem do Trigo.
Na parte da tarde serão mais dois painéis: Preço Mínimo e Instrumentos de Apoio a Comercialização, com os participantes João Paulo de Moraes Filho, da Conab, Cleber Bordignon, da Agroinvesti e Hamilton Jardim, da Farsul, e o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Luiz Ataídes Jacobsen, será o mediador. O painel Visão do Sistema Produtivo -Fatores Impulsores e Restritivos para a Triticultura no Sul do Brasil, com os painelistas Robson Sandri, da Cotrijal, Denio Oerlecke, da Cotripal, e Paulo Cesar Vieira Pires, da Copatrigo terá como mediador Luiz Paraboni Filho, da Cotrel.
O Fórum Nacional do Trigo é realizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), Embrapa Trigo, Cotrel, Prefeitura de Erechim, URI- Campus de Erechim e Sindicato Rural.
Fonte: Emater/RS