Fundação privada de pesquisa agropecuária criadora de variedades de milho, soja e trigo e geradora de importantes tecnologias nas áreas de conservação dos solos e nos manejos de plantas daninhas, dos insetos e das doenças das plantas, a Fundacep realiza esse tipo de treinamento desde o ano passado. O objetivo é antecipar ao corpo técnico das cooperativas informações que facilitem o manejo e a tomada de decisão em relação às principais culturas da região.
O treinamento em trigo realizado terça-feira foi um dos três que a Fundacep vai realizar no Rio Grande do Sul neste ano, em diferentes regiões produtoras da cultura. Assuntos como características agronômicas das cultivares, produtividade e qualidade industrial da farinha, manejo de azevém e de buva no outono/inverno, manejo de nitrogênio em trigo e manejo de pragas fizeram parte da pauta de discussões.
Segundo o diretor de Produção da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, as pesquisas realizadas pela Fundacep muito contribuem para o embasamento das orientações da equipe técnica da cooperativa. "E esse tipo de evento proporciona a troca de informações entre os técnicos e os pesquisadores sobre o que vem acontecendo a campo e municia nossa equipe de dados que auxiliam na orientação ao produtor", avalia.