Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Projeto Escola no Campo renova conteúdo

Projeto Escola no Campo renova conteúdo
Gregório dos Reis Filho coordenou os trabalhos
Educadores de 13 municípios da área de ação da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, participaram na manhã desta sexta-feira (7), de uma capacitação referente ao projeto Escola no Campo. A atividade foi coordenada pelo assistente técnico da área de direito e educação da Fundação Abrinq, Gregório dos Reis Filho, que explicou aos presentes as novas diretrizes da cartilha que será trabalhada em sala de aula. Para 2010 a cartilha apresenta dois novos capítulos: Estatuto da Criança e do Adolescente Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; e o Trabalho Infantil. "Assim, trabalhamos o direito das crianças de viverem em um ambiente saudável, e tendo uma perspectiva de futuro bem promissora. O projeto além de pensar em uma nova geração de agricultores, também trabalha o desenvolvimento sustentável das comunidades", explica Gregório dos Reis Filho.

Também prestigiaram o treinamento sobre o projeto Escola no Campo, o representante técnico de vendas da Syngenta, Luciano Marquetti dos Santos; o secretário de Educação do município de Não-Me-Toque, Darci Bueno da Silva, e representando a Cotrijal, a jornalista Leila Mertins. Participam do projeto em 2010 os municípios de Não-Me-Toque, Colorado, Victor Graeff, Tio Hugo, Saldanha Marinho, Lagoa dos Três Cantos, Mato Castelhano, Nicolau Vergueiro, Ernestina, Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Santo Antônio do Planalto e Coqueiros do Sul.

Após a capacitação os educadores receberam os livros didáticos. Os trabalhos em sala de aula iniciarão no mês de junho.
NOVE  ANOS DE ESCOLA NO CAMPO

Realizado desde 2002 pela Cotrijal, Syngenta e prefeituras dos municípios da área de ação da cooperativa,  através das secretarias de educação, o Projeto Escola no Campo visa sensibilizar os estudantes de Ensino Fundamental da necessidade de preservar os recursos naturais, promover a segurança no uso de agrotóxicos e estimular a produção de alimentos saudáveis.

Neste projeto é abordado o tema "Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos", que visa conscientizar as crianças, principalmente os filhos de agricultores, quanto aos riscos decorrentes do uso incorreto dos produtos, suas consequências para o aplicador e mesmo o consumidor de produtos agrícolas. Mais de dez mil crianças já participaram  do projeto.