Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

CNA propõe mudanças na Legislação Ambiental

CNA propõe mudanças na Legislação Ambiental Citando, um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que indica que apenas 30% do território nacional ficariam disponíveis para todas as atividades econômicas se a legislação fosse integralmente cumprida, a senadora defendeu discussões sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro, que é de 1965, com base em argumentos científicos e com a participação de especialistas nos debates.

"Hoje, tudo é feito na base do achismo e de paixão pela ideologia, mas de paixão em paixão não resolveremos nada", disse. Kátia Abreu afirmou que os produtores são os principais defensores da preservação do meio ambiente e destacou que o uso de tecnologias tem feito com a prática da agropecuária não leve a novos desmatamentos. Se não fosse a tecnologia usada hoje, precisaríamos de 60 milhões de hectares a mais para produzir, disse.


Ela informou ao promotor que um grupo de trabalho está discutindo proposta de alteração no código, a pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá ficar pronta em dois meses. Entre as propostas, defendidas pela senadora para mudar a lei, está o cômputo de Áreas de Preservação Permanente (APP) em áreas de Reserva Legal.

Ela disse ainda ao representante do Ministério Público que o Congresso Nacional também tem defendido o tema. Fábio Guedes concordou com as observações feitas pela senadora. As discussões sobre o tema devem ter base científica, afirmou. O promotor criticou também a falta de apoio ao setor, com políticas de financiamento da atividade e a falta de infra-estrutura.

Participaram do encontro o vice-presidente executivo da CNA, Fábio Salles de Meirelles Filho, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas, Roberto Simões, o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Paulo Ferolla e o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu, José Olavo. As informações são da CNA.

*CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Fonte: www.bradescorural.com.br