Robson Sandri foi o primeiro palestrante do evento
Com o objetivo de debater a inclusão de outras culturas como cevada e canola no sistema produtivo da região neste período do ano, foi desenvolvido na Embrapa Trigo em Passo Fundo, nesta terça-feira (11), o III Seminário de Culturas de Inverno.
A gestão de propriedade e a adaptação das culturas de inverno ao ambiente produtivo também foram temas em debate. Com um auditório cheio, o coordenador do Departamento Técnico da Cotrijal, Robson Sandri, palestrou durante aproximadamente uma hora sobre gestão de propriedade, apresentando resultados e comparações de um projeto desenvolvido pela cooperativa, que tem como objetivo analisar áreas e assim aplicar e desenvolver melhor a produção.
Sandri detalhou aos presentes alguns tipos de gestão (estratégico, tático e operacional), salientando a atual realidade. "Produção crescente, preço decrescente. Para isso, a solução é o investimento em tecnologia, com um aumento na produção e diminuição nos preços", disse.
Outro destaque foi a participação do pesquisador da Embrapa Trigo, João Leonardo Fernandes Pires, que trouxe dados e informações sobre a adaptação das culturas de inverno ao ambiente produtivo. Relembrando manejos fundamentais para o sucesso na triticultura. "É importante debater escolha de cultivares, época de semeadura, nutrição de plantas e um bom arranjo desses fatores em uma lavoura de bom potencial. Também é fundamental ter atenção à proteção dessas lavouras, às intempéries climáticas, pragas, doenças e plantas daninhas; e neste seminário estamos apresentando um ajuste adequado desses conceitos, mantendo um olhar para a rentabilidade da lavoura", comentou.
Também fizeram parte da programação assuntos como: seguro agrícola, perspectivas climáticas e políticas de comercialização. O III Seminário de Culturas de Inverno foi desenvolvido pelo Sicredi Planalto Médio e teve o apoio da BSBios, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural de Passo Fundo, Emater, Embrapa Trigo, Cotrijal, Associação dos Engenheiros-Agrônomos e Universidade de Passo Fundo.