Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Alunos da IFRS de Sertão visitam a Cotrijal

Alunos da IFRS de Sertão visitam a Cotrijal
Visitantes na propriedade de Luiz Carlos Schuster
O grupo veio a Não-Me-Toque com o objetivo de buscar informações sobre a cooperativa e o trabalho que ela desenvolve junto aos produtores de leite na área de gestão da propriedade. A visita faz parte da programação do curso superior, que tem 20% da carga horária destinada a esse tipo de atividade.

Os alunos foram recepcionados pelos gerentes das Unidades de Apoio Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder, e de Negócios Produção Animal, João Batista Chaise. Depois de assistir ao vídeo institucional e a um vídeo sobre a Expodireto Cotrijal, receberam informações, na sede da cooperativa, sobre o apoio que a Cotrijal dá aos associados que trabalham com a produção de leite, incentivando-os a buscar a profissionalização.

O grupo também visitou as propriedades dos associados Luiz Carlos Schuster e José Romeo Kraemer. Segundo a professora Carla Diefenbach, da área de gado de leite, esta é a primeira visita a propriedades feita pelos alunos, mas eles já estiveram na Expodireto Cotrijal. "A visita foi muito proveitosa, porque os estudantes puderam comprovar a campo que a atividade leiteira é economicamente viável, mesmo para pequenas propriedades, especialmente por garantir uma renda mensal", avalia, informando que os dados obtidos serão utilizados nos estudos em sala de aula.
A professora revela que grande parte dos estudantes vem do meio rural e trabalha com a atividade leiteira e a constatação principal foi de que em termos de estrutura a maioria das propriedades se assemelha às visitadas em Não-Me-Toque. O que falta são os mecanismos de gerenciamento que, se bem aproveitados, possibilitam melhor rentabilidade.

Além dos 25 alunos do curso Tecnólogo do Agronegócio, que estão no quinto semestre, participaram da visita os professores Elisio De Bortoli (Zootecnia), Elisane Ulrich (Gestão), Dileta Ceccetti (Estatística), João Carlos Berton (Veterinária) e Darlei Cecconelo (coordenador do setor de Bovinocultura de Leite). A visita às propriedades foi acompanhada também pelo técnico agrícola da Cotrijal Vilson Weber.