Presidente da Cotirjal abriu o seminário
Em sua nona edição, o Seminário de Líderes de Núcleo iniciou nesta segunda-feira (17), com a realização de atividades em grupos para discutir a visão dos participantes do evento sobre o tema e como ele pode ser trabalhado na propriedade.
Na abertura, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou a importância do crescimento alcançado pelos líderes que participam dos seminários e também dos debates que ocorrem no evento a cada ano, servindo para melhorar o trabalho da cooperativa e a relação com o produtor. "Os custos estão cada vez mais altos e as margens mais baixas e para continuarmos crescendo precisamos estar cada vez mais unidos", afirmou, apontando que o trabalho dos líderes é fundamental para fortalecer a confiança do produtor na sua cooperativa.
Antes dos trabalhos em grupo, o gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, e os conselheiros representantes dos líderes de núcleo Iloni Maria de Quadros (Região Sede), Francisco Feiten Schreiner (Região Um) e Paulo Castelar Alflen (Região Dois) fizeram um resgate histórico dos seminários e apontaram a necessidade de o produtor assumir seu papel como dono da cooperativa.
A apresentação dos resultados das discussões em grupo vai ocorrer na manhã desta terça-feira (18), seguida de palestra com os consultores da empresa Safras & Cifras, Cilotér Iribarrem e Sandro Al-Alam Elias, sobre o tema "Modelo de transição nos negócios familiares - visão moderna nos negócios da família". Ele vai apresentar um case sobre o sistema de organização de produtores e propriedades rurais integradas em um negócio agrícola de produção e comercialização.
A sucessão familiar vai ser trabalhada de forma mais intensa pela cooperativa a partir deste ano, diante de uma necessidade apontada pelos produtores, com a implantação do Projeto Novas Gerações. A intenção é discutir esse tema com o produtor e buscar alternativas para que o processo de sucessão seja encarado como um passo importante para a manutenção da propriedade.
VISITA À VINÍCOLA AURORA
Nesta segunda-feira à tarde, os participantes do seminário conheceram a Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves. Recepcionado pelo secretário do Conselho de Administração, Irecy Antônio Ozelame, e por funcionários da cooperativa, o grupo conheceu todo o sistema de produção e a estrutura da vinícola.
Depois de dois anos de dificuldade, em meados da década de 1990, devido a problemas na gestão, a cooperativa foi reerguida pelos produtores que necessitavam de apoio para comercializar sua produção e hoje é a terceira maior cooperativa vinícola do mundo. “Não há como lutar sozinho no mercado, sem a cooperativa, o produtor estaria arrasado”, ressaltou Ozelame.
ROTEIRO TURÍSTICO
O 9º Seminário de Líderes de Núcleo prevê ainda para esta terça-feira (18) um passeio pelo Caminho das Pedras, em Bento Gonçalves. Na quarta-feira (19), encerrando o seminário, os líderes fazem um passeio ao Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, para conhecer as vinícolas Marco Luigi, Miolo e Casa Madeira.