Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Clima atrasa produção de cultivares de inverno

As chuvas das últimas duas semanas estão prejudicando o plantio da canola e a dessecação das áreas destinadas ao cultivo das culturas de inverno. Com o clima muito úmido, garoas prolongadas e sequenciais, o solo não seca, o que impossibilita o trabalho na terra.

Na região de Passo Fundo, a data para o início do plantio é entre 11 de abril e 20 de junho. Porém, segundo o agrônomo da Emater, Cláudio Dóro, praticamente 15% do plantio da canola ainda não foi realizado. "A umidade prejudica a germinação da canola", explicou. Outro problema relatado pelo técnico é a chegada do inverno e das geadas, que são altamente prejudiciais na fase do plantio. "O melhor momento seria agora, pois a canola não tolera temperaturas baixas na fase de germinação e daqui para a frente aumentam as chances de geadas", disse Dóro.

Já o plantio da cevada, trigo e aveia devem iniciar no mês de junho. Porém, provavelmente também haverá atrasos, pois até o momento os produtores não conseguiram concluir a preparação do solo. Conforme Dóro, a dessecação das áreas destinadas ao cultivo dessas cultivares ainda não foi realizada. "Esse trabalho exige solo seco, mas com essa umidade as máquinas não conseguem sequer chegar às lavouras", comentou.

O nacional