Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Diálogo é ponto chave na sucessão familiar

Diálogo é ponto chave na sucessão familiar
Cilotér Borges Iribarrem palestrou no evento
Os 135 líderes de núcleo e conselheiros de administração e fiscais da Cotrijal que estiveram reunidos em Caxias do Sul, de 17 a 19 de maio, debateram com intensidade o tema sucessão familiar. O assunto preocupa a maioria dos agricultores, que encontram dificuldades em conduzir o processo de transição da propriedade para filhos ou outros familiares. E a falta de diálogo, na visão dos líderes, é o que alimenta grande parte dos conflitos em família na hora de definir como vai ser feita a sucessão.

Os debates fizeram parte da programação do 9° Seminário de Líderes de Núcleo da Cotrijal, realizado no Hotel Samuara. O evento é realizado anualmente pela cooperativa com o intuito de capacitar a liderança para o exercício da função e, principalmente, discutir temas que possam conduzir a uma melhoria da qualidade de vida do associado, dos resultados da propriedade e também da própria cooperativa.

O consultor Cilotér Borges Iribarrem, da empresa Safras & Cifras, que foi um dos palestrantes do evento, lembrou aos líderes que a sucessão da propriedade deve começar a ser discutida desde cedo com os filhos, para diminuir a possibilidade de ocorrerem atritos no futuro. Segundo pesquisa feita pela empresa, em um total de 100 propriedades, apenas 34 chegam à terceira geração. As outras se estinguem antes disso. "Amor e dinheiro realmente são conceitos antagônicos e sabemos que não é fácil gerenciá-los de forma conjunta, mas precisamos entender que de nada adianta ter sucesso nos negócios se não sou feliz ou não tenho uma família unida para compartilhar isso", alertou.
A palestra de Iribarrem, na manhã de 18 de maio, foi precedida da apresentação das discussões feitas em grupo pelos líderes no dia anterior a respeito do assunto. O grupo também acompanhou a apresentação de cases com o consultor Sandro Elias, da Safras & Cifras, sobre o sistema de organização de produtores e propriedades rurais integradas em um negócio agrícola de produção e comercialização.

A intenção da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, que organizou o seminário, é dar sequência às discussões sobre o assunto através do Projeto Novas Gerações. "A intenção é discutir esse tema com o produtor e buscar alternativas para que o processo de sucessão seja encarado como um passo importante para a manutenção da propriedade", explica o gerente Enio Schroeder.

Fizeram parte da programação do seminário também uma visita à Cooperativa Vinícola Aurora e roteiro turístico pelo Caminho das Pedras e o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.