Foram produzidas 18 receitas nos 3 dias de curso
A Cotrijal e a Emater/RS-Ascar iniciaram mais uma etapa dos cursos profissionalizantes realizados na Casa da Família Rural, no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Treze mulheres participaram, de 18 a 20 de maio, do curso de salgados, integrais e coqueteis, evento que abriu as atividades programadas para o ano de 2010.
O curso teve a coordenação das extensionistas da Emater Ana Maria Knoff (Victor Graeff), Rosane Turra Treviso (Ernestina), Rosângela Dallagasperina (Tapejara) e Carmem Lúcia Savoldi (Lagoa dos Três Cantos).
Nos três dias de curso as mulheres produziram mais de 18 receitas, aprendendo na prática inúmeras possibilidades de aproveitamento de produtos integrais e outras iguarias existentes nas propriedades ou que podem ser facilmente encontradas. Elas também aprenderam como expor uma mesa para ocasiões especiais e a fazer drinques que, além de saborosos, dão um toque especial a esses momentos.
O coordenador do Cetaj, Celso Siebert, da Emater, explica que a intenção é realizar durante 2010 pelo menos 14 cursos. Já estão programados cursos de plantas bioativas, grãos e farelos na alimentação, pratos especiais com frango, processamento artesanal de leite, processamento artesanal de pescado, soja na alimentação humana e tortas especiais.
Presente no encerramento do curso, o gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, reiterou o compromisso da Cotrijal com as pessoas. "Buscamos, nessa parceria com a Emater, levar alternativas que possam agregar renda e melhorar a qualidade de vida das famílias de nossas comunidades", disse ele.