Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal alerta contra a hantavirose

 Cotrijal alerta contra a hantavirose
Médico do trabalho Roque Pereira Bonetti Jury
Com a chegada das baixas temperaturas algumas viroses causam um certo grau de preocupação. Com o objetivo de prevenir e chamar a atenção dos associados e colaboradores da Cotrijal, para o risco de contaminação, o médico do trabalho Roque Pereira Bonetti Jury, relata cuidados para evitar problemas com a hantavirose, uma doença provocada pelo hantavírus encontrado em ratos silvestres.

O doutor chama a atenção principalmente de quem desenvolve atividades na zona agrícola te realiza serviços em locais fechados. "As pessoas quando realizarem limpezas em galpões, moegas, silos, devem ter a atenção com o rato silvestre. A urina desse animal deixa um certo grau de carga viral e na hora que é realizada a varredura desses locais é necessária a utilização de materiais de proteção individual, para evitar a transmissão", explica Jury, chamando a atenção para o fato de que nenhum outro animal, mesmo ratos da cidade, como camundongos e ratazanas, transmite esse vírus.

Outra forma de contágio, segundo o médico, é quando a pessoa respira poeira com restos de fezes, urina ou saliva de ratos contaminados. "A única forma de evitar essa doença é a prevenção, por isso estamos chamando a atenção de nossos associados e colaboradores para que tomem os devidos cuidados na hora de realizarem limpezas em locais fechados", enfatiza. Apesar de haver risco de morte, a hantavirose tem cura, diz o médico. Mas ele salienta que a qualquer sintoma a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para ser avaliada. Os sintomas são: febre acima de 38 graus, dores musculares e dificuldade de respirar.
PREVENÇÃO

Siga à risca as seguintes providências: não deixe a casa fechada por muito tempo; não plante nada a menos de 30 metros de distância da casa; mantenha o mato em volta da casa sempre cortado; não deixe madeira, lixo ou folhas acumuladas perto da casa; não coma frutos caídos ou próximos do chão; tape todas as frestas e buracos por onde o rato pode passar; não deixe restos de ração ou comida ao alcance dos ratos; evite que o lixo fique espalhado; guarde grãos ou qualquer alimento a uma altura mínima de 40 centímetros do chão e nunca toque no rato.

COMO LIMPAR OS AMBIENTES FECHADOS

Antes de entrar no ambiente, abra as portas e deixe arejar por meia hora. Em seguida, abra todas as janelas e espere mais meia hora antes de entrar para fazer a limpeza. Prepare então uma mistura de 1 copo de água sanitária com 9 copos de água. Com a ajuda de um rodo, molhe um pano nessa mistura e passe no chão, tomando o cuidado de não levantar poeira. Jamais use vassoura. Mantenha portas e janelas abertas até que tudo esteja limpo e seco.