Lideranças políticas prestigiaram a abertura
A Feira Nacional do Frango (Fenafrango), em Passo Fundo, em 2010 em sua segunda edição, foi aberta oficialmente hoje, sexta-feira, 28, às 10 horas, com a presença da governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. Os presidentes das entidades promotoras do evento - Sindicato Rural e Acisa, João Batista da Silveira e Dimas Froner, respectivamente, acompanhados dos coordenadores do evento, Jair Dutra Rodrigues e José da Silva Almeida, de secretários de Estado e municipais, deputados estaduais e federal, entre outras autoridades e lideranças políticas da Região, receberam a governadora Yeda Crusius no Pavilhão de Remates do Sindicato Rural, no Parque de Exposições Wolmar Salton ,onde acontece a Fenafrango.
A solenidade de Abertura Oficial da Fenafrango foi um momento em que todos fizeram questão de ressaltar o trabalho e o empenho da comissão organizadora da feira, visando apontá-la como mais uma oportunidade ímpar de crescimento para um produto que tem grande aceitação em nível mundial.
"A Fenafrango me lembra o projeto que lançamos na Assembléia Legislativa: O Rio Grande acima das Diferenças. Acredito, e tenho dito sempre, que o Rio Grande para ir adiante precisa superar as diferenças. Só com união é possível se fazer um Rio Grande maior e bom para todos. E a Fenafrango é um exemplo de que a cooperação serve, sim, para vencer obstáculos e levar ao homem do campo renda e trabalho", se posicionou o presidente da Assembléia Legislativa do RS., deputado Giovani Cherini.
Para o prefeito de Passo Fundo, Airton Lângaro Dipp, a Fenafrango faz parte de um calendário de eventos segmentados do município, citando com a feira, a Tecnoleite e a Expoacisa. Segundo ele, as ações possíveis na Fenafrango, aliadas à sua programação, como as palestras técnicas, fomentam a cadeia produtiva do frango, o que é extremamente importante para Passo Fundo, para a Região, para o Estado e para o país.
Dentro da solenidade de Abertura Oficial da Fenafrango, a governadora Yeda Crusius assinou 16 contratos, com prefeitos da grande Região Norte do Estado, voltados para pavimentações asfálticas, recuperação e manutenção de rodovias gaúchas, e a construção de acessos municipais, entre os quais Sarandi, Sananduva, São João da Urtiga e Três Arroios.
"A Fenafrango é um evento que a gente tem que cuidar! A Fenafrango é uma feira que está dando uma face nova para um setor antigo. Nós passamos por momentos complicados na economia, porque a vida não é uma linha reta; ela é cheia de oscilações, e assim somos nós; assim é a economia. Portanto, a Fenafrango é um ótimo momento para se aprofundar e discutir estes momentos; mas também é uma forma de dar oportunidade àqueles que vivem do setor, e que precisam deste tipo de apoio para crescer. Por tudo isto eu digo: vida longa para a Fenafrango!", comemorou Yeda Crusius.
Após o encerramento da solenidade de Abertura Oficial da Fenafrango, a governadora Yeda Crusius fez uma visitação aos estandes instalados no Parque de Exposições Wolmar Salton, se interou da atividades de cada um, e após se encaminhou para o Pavilhão Verde, onde participou de almoço com empresários e lideranças políticas da Região.