O debate aconteceu ontem em Carazinho
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, participou na noite de terça-feira (9), de um debate promovido pela rádio Gaúcha e rádio Gazeta AM. O "Gaúcha Debates do Rio Grande", também contou com a participação do Gerente de produção animal da Cotrijal João Batista Chaise, presidente da ACIC, Jocélio Cunha, o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da ULBRA Carazinho, Gilmar Mantovani Maroso, o diretor-presidente da Stara, Gilson Trennepohl, a mediação do debate foi realizada pelo jornalista Lasier Martins.
O projeto, Gaúcha debates pelo Rio Grande, é idealizado pela Rádio Gaúcha e tem como objetivo discutir com a iniciativa privada e os meios acadêmicos as potencialidades sócio econômicas da região.
O evento foi realizado no centro de Evento da Bier Site em Carazinho, com a duração de aproximadamente 2 horas de debate, aproximadamente 300 pessoas prestigiaram e participaram das discussões propostas na ocasião. Foram debatidos temas como a agricultura, as tendências da economia e o papel das lideranças, com destaque para a necessidade de uma mobilização mais intensa para obter apoio, em especial dos governos estadual e federal, para concretizar investimentos.
Em sua participação no evento o presidente da Cotrijal Nei César Mânica, destacou a importância do agronegócio, apresentou números que comprovam a importância do setor para a cadeia produtiva. Também chamou a atenção para o setor metal-mecânico, que tem grande representatividade na região. "Se analisarmos um raio de 200 km ao redor de Carazinho, vamos encontrar as principais empresas desse setor no Brasil. Um exemplo disso é a Stara que está aqui em Não-Me-Toque", observou.
Após o evento todas as sugestões e comentários propostos pelos painelistas e também pela plateia, farão parte de um documento que será publicado na internet e após essas questões serão levadas até os candidatos ao governo do estado.