Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Corredor de exportação em debate

A discussão da proposta de deslocar o escoamento da produção agrícola do Paraguai para o Porto de Rio Grande, usando a estrutura ociosa de terminais da Cesa e aproximadamente 600 quilômetros de linha férrea, praticamente em desuso, avançou ontem. Em encontro na Casa Civil, na Capital, prefeitos e representantes da Cesa, Sedai, Porto de Rio Grande e Parlamento do Mercosul estabeleceram como próximo passo uma reunião com a América Latina Logística (ALL), em Curitiba (PR).

Segundo o presidente da Cesa, Juvir Mattuella, a empresa teria manifestado interesse no projeto "Corredor de Exportação", mas estaria verificando custos e benefícios. Somente a partir do posicionamento da ALL, a Cesa definirá estudos de viabilidade econômica. O grupo de idealizadores também deverá sentar à mesa com a Concessionária Mercovias, Ministério da Agricultura, Receita Federal e empresários paraguaios. Além de abrir portas para exportação, o país vizinho poderá usar a mesma estrutura para importar produtos como fertilizantes que hoje chegam pelos portos de Santos e Paranaguá.

Apesar do caminho pela frente, o chefe da Casa Civil, Bercílio da Silva, acredita que, existindo interesse de todos e considerando a infraestrutura do Porto de Rio Grande e a disposição de armazéns, é possível implantar o projeto em até um ano. Fonte: Correio do Povo