Em sua participação na Agrotecno Leite 2010, a Fundação Pró-Sementes apresenta variedades de aveia preta e branca. Durante a feira o produtor poderá avaliar o desempenho das cultivares no que se refere à produção de massa verde e massa seca e a produção de grãos e palhada para o sistema de plantio direto.
São três cultivares de aveia preta, Agro Zebu, de ciclo semitardio e Agro Planalto e Agro Coxilha, ambas de ciclo precoce. As variedades já estão disponíveis no mercado, frutos de uma parceria com a Agroalpha. A Fundação ainda apresenta um pré-lançamento de aveia preta, Agro Ijuí, desenvolvida nessa parceria, a qual se encontra em processo de registro.
Serão apresentadas também as cultivares de aveia branca Barbarasul, Brisasul, FAEM 04 Carlasul e FAEM 05 Chiarasul, sendo as duas últimas novos lançamentos disponíveis para a próxima safra. As variedades foram desenvolvidas pelo centro de Genômica e Fitomelhoramento da Fac. De Agronomia Eliseu Maciel – UFPel, dentro de uma parceria com a Fundação Pró-Sementes. As parcelas demonstrativas, conforme o engenheiro agrônomo João Francisco Sartori, servirão para avaliar a produção de forragem, através de cortes em áreas da parcela, simulando pastoreio e o potencial produtivo de grãos.
No estande da Fundação Pró-Sementes, poderão ser obtidas informações sobre a disponibilidade e oferta de sementes, por membros participantes vinculados a ela, não só das cultivares de aveia apresentadas, como também de outras espécies de inverno e de verão desenvolvidas pela instituição através de parcerias.
Dentro do Programa de Aveia desenvolvido pela Fundação Pró-Sementes, está uma parceria firmada recentemente com a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, para o melhoramento de aveia preta com o objetivo de lançar novas cultivares no mercado.
Fonte: Agrotecnoleite