Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Monsanto e Basf anunciam pesquisas com trigo

A Monsanto Company e a Basf anunciaram ontem a expansão de seus esforços conjuntos para o desenvolvimento de sementes de alta produtividade e tolerantes a estresse: a parceria agora inclui pesquisas com trigo. Além disso, as empresas estão aumentando seus investimentos na colaboração, que foi estabelecida em 2007 e previa estudos com os mesmos objetivos para as culturas de milho, soja, algodão e canola.

A parceria inicial, firmada há três anos, previa investimento conjunto de US$ 1,5 bilhão para o desenvolvimento de novos produtos com biotecnologia. O novo acordo irá resultar em um investimento adicional no programa de cerca de US$ 1 bilhão ao longo do período da parceria. "Nossa parceria com a Basf já trouxe novidades promissoras, sendo que a primeira que veremos em campo nos próximos anos será o milho tolerante à seca", afirma Robb Fraley, líder de Desenvolvimento Tecnológico Global da Monsanto. "Considerando-se as promessas do pipeline da Monsanto, que é único, e o potencial de descoberta de novas tecnologias por meio dessa parceria entre as duas empresas, o anuncio de hoje é excelente notícia para agricultores em todo o mundo", avalia o executivo.

O foco inicial das pesquisas com trigo serão sementes para os mercados norte-americano e australiano. A primeira variedade de trigo com alta produtividade deverá chegar ao mercado depois de 2020. Esse produto será seguido de várias gerações do grão, todas altamente produtivas. O trigo é a segunda commodity agrícola em importância depois de milho, e a demanda pelo cereal deve crescer nos próximos anos, acompanhando a melhoria da qualidade de vida da população de países em desenvolvimento como China e Índia.

Fonte: O Nacional