A última edição do Tetra Pak Dairy Index - uma pesquisa global sobre tendências de consumo na indústria de leite feita pela empresa sueca - está estimando um consumo mundial de 264 bilhões de litros em 2009, 1,8% a mais do que no ano anterior. Na edição de dezembro da pesquisa realizada pela fabricante de embalagens longa vida, a previsão era de 263 bilhões de litros, com crescimento de 1,3%.
A pesquisa considera apenas os produtos lácteos líquidos.
Pela pesquisa a recuperação econômica foi mais rápida, sobretudo em países que têm crescido substancialmente, como China, Índia e Brasil alerta o relatório.
De acordo com a pesquisa o mercado de lácteos da China sofreu em decorrência dos casos de contaminação com melamina, em 2007, mas a recuperação tem sido rápida.
Importante observar que a Tetra Pak elevou a previsão de incremento do consumo de lácteos líquidos entre 2009 e 2012 no mundo. A projeção agora é de 2,4%. Ou seja, a demanda por lácteos pode atingir 283,2 bilhões de litros em 2012, projeta a pesquisa, graças à evolução do consumo no período na China (de 7,1% para 9%), no Brasil (de 3% para 3,2%). Em países da Europa, onde a produção cai, a demanda também recua.
No Brasil, o consumo de produtos lácteos líquidos somou segundo a pesquisa 12 bilhões de litros ano passado e deve alcançar 13 bilhões este ano diante de um cenário de demanda crescente nos Estados do Nordeste e também no Norte, graças ao aumento da renda da população.
Fonte: Rural Business