13 mulheres participaram do curso de tortas
As 13 mulheres que participaram do curso de tortas especiais realizado pela Cotrijal e Emater/RS-Ascar entre os dias 13 e 15 de julho ficaram entusiasmadas com o que aprenderam. O curso foi realizado no Centro de Treinamentos de Agricultores do Alto Jacuí (Cetaj), localizado no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, e envolveu produtoras ligadas à unidade Cotrijal de Lagoa dos Três Cantos.
Ihoni Lavall, de Linha Glória, já tem a produção de tortas como uma fonte de renda, mas diz que muitos detalhes aprendidos durante o curso vão ser aproveitados para melhorar o seu trabalho. "Aqui você tem o passo a passo das receitas, podendo ajudar a fazê-las, e as instrutoras nos ensinam alguns detalhes que não estão escritos nos manuais e que fazem toda a diferença no resultado final", avalia.
Já a produtora Vera Eckstein, de Linha Ojeriza, agradeceu à Cotrijal e à Emater pela oportunidade de formar um grupo da unidade de Lagoa dos Três Cantos para fazer o curso. A solicitação feita pelos líderes do município foi prontamente atendida porque, segundo o gerente de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, Enio Schroeder, a intenção é estender esses conhecimentos ao maior número possível de associados. "Nem sempre grandes extensões de terras ou muito dinheiro nos ajudam a ter felicidade", ponderou Schroeder. "Eles são importantes, mas buscar o bem-estar da família é mais importante e por isso estamos oportunizando aos nossos produtores esses cursos; para que possam desfrutar dessas delícias aqui ensinadas em família e, quem sabe, no futuro tornar isso uma fonte de renda".
O coordenador do Cetaj, Celso Siebert, lembrou que os cursos são oferecidos gratuitamente aos produtores ligados à Cotrijal, graças ao interesse da cooperativa em capacitar seu quadro social. Nos outros nove centros de treinamentos da Emater no Rio Grande do Sul, alguns cursos não são gratuitos. “É um tratamento diferenciado o que a Cotrijal proporciona ao seu produtor, que deve aproveitar a oportunidade”, afirma.
As aulas foram coordenadas por instrutores da Emater/RS-Ascar: engenheiro agrônomo Alessandro Davesac (Victor Graeff) e pelas extensionistas de bem-estar social Ana Maria Knoff (Victor Graeff), Carmen Savoldi (Lagoa dos Três Cantos) e Marli Bernardi (Ronda Alta).