Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Produtoras aprovam pratos a base de soja

Produtoras aprovam pratos a base de soja
14 produtoras participaram do curso
Os paradigmas da soja na alimentação humana foram quebrados após a realização do curso de culinária com a utilização do grão. Foram confeccionados 40 pratos, entre doces, salgados, sucos e batidas, que agora fazem parte do livro de receitas de 14 produtoras que participaram dos três dias de curso. As atividades iniciaram na terça-feira (20) e foram concluídas nesta quinta (22) com um coquetel de encerramento, com uma mesa composta apenas com pratos a base de soja.

A extensionista de bem-estar social da Emater Lisiana Ramos coordenou os trabalhos e explica que apesar de muitos não utilizarem a soja na alimentação a receptividade para com as receitas foi algo que chamou a atenção durante o curso. "Todas as alunas demonstraram um grande interesse durante as aulas práticas e teóricas, e tenho certeza que muitas aproveitarão essas receitas em suas casas, já que todos os pratos feitos aqui foram degustados e tiveram uma boa aprovação", comenta Lisiana, que se mostrou satisfeita com o resultado final do curso e com a qualidade dos pratos que foram confeccionados.
Marciane Lassig, que é natural de São José do Centro, interior de Não-Me-Toque, diz que esse foi seu primeiro curso na Casa da Família Rural. Ela levou para casa além de boas receitas alguns ensinamentos que nunca vai esquecer e ainda o desejo de realizar outros cursos. "Gostei muito. A soja é algo que produzimos aqui na região e é pouco consumida, mas possui grande potencial para fazer parte da alimentação diária", comenta Marciane, explicando que não imaginava ser possível utilizar a soja em tantos pratos, como por exemplo o leite condensado que é utilizado na confecção do pudim, um doce feito todo com o grão.

O curso de soja na alimentação humana fez parte do cronograma de atividades do Centro de Treinamentos de Agricultores do Alto Jacuí, que é uma parceria entre a Cotrijal e a Emater. As atividades foram realizadas no parque da Expodireto Cotrijal na Casa da Família Rural, no espaço da Emater.