Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Chuva pode prejudicar fluxo de produção de aves

Os estragos em aviários provocados por vento e granizo na semana passada no Estado deverão prejudicar o mercado interno. A Asgav ainda não concluiu o levantamento da situação nos 234 municípios que desenvolvem a atividade, mas estima recuo na produção mensal de 60 milhões de aves. Cinco aviários foram destruídos em Imigrantes, matando milhares de aves e provocando perda de ovos férteis.

O secretário-executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos, afirma que haverá quebra no fluxo produtivo. "As empresas precisarão redirecionar o volume de seus estoques e o mercado interno deve ser prejudicado, porque a prioridade será a demanda externa." A justificativa de Santos é que a exportação envolve eixos que, se deixarem de ser atendidos, irão causar prejuízos ainda mais graves, causando interferências no aluguel de contêineres e nos embarques. Além disso, Santos explica que a opção por priorizar exportações é uma reação ao tratamento tributário no mercado interno. "Todo o frango alojado tem destino definido desde que os ovos são incubados. No momento em que há uma quebra, a produção primária precisa se adaptar para atender a essa comercialização." Da produção mensal gaúcha, 65% são destinados à exportação, principalmente para Europa, Ásia, Rússia e Oriente Médio.

Apesar de inexistirem números concretos, Santos não acredita que haverá falta de produto no mercado interno. Ele explica que, se houver alteração em valores para o consumidor, será por período determinado. "O setor é consciente e não irá aplicar preços que atinjam o orçamento do consumidor fiel."