Alinhando suas projeções com dados do IBGE, a Conab revisou a expectativa de produção de soja para o Rio Grande do Sul. No penúltimo levantamento da safra 2009/2010, divulgado ontem, a companhia elevou em 300 mil toneladas a previsão de colheita gaúcha da oleaginosa, uma estimativa de 10.218,9 mil toneladas. A Conab também consolidou a previsão de safra de grãos recorde no Rio Grande do Sul, que tem projeção de 24.996,7 mil t, um aumento de 10,7% perante o ano passado, quando foram colhidas 22.578 mil t. Segundo o gerente de desenvolvimento de suporte estratégico da Conab, Ernesto Irgang, este é o último levantamento com pesquisa de campo. O próximo, realizado em agosto, compreende apenas uma revisão final dos números.
Segundo o presidente da Comissão de Crédito Rural da Farsul, Elmar Konrad, a excelente safra não trouxe os resultados diretos ao produtor. "Não sobrou rentabilidade para carregar o passivo agrícola de outros anos. Houve redução nos custos, houve incremento na média produtiva, mas houve redução no preço, o que absorveu os benefícios."
A Conab ainda indicou que o Brasil colheu 147.091,6 mil toneladas, valor 8,8% superior as 135.134,5 mil t da última safra. Em comparação com o levantamento de julho, houve aumento de 345,6 mil t. Além da soja no RS, puxaram o resultado a área de milho em Goiás e Mato Grosso. O estudo foi realizado por 59 técnicos, que estiveram em campo entre 19 e 24 de julho.
Fonte: Correio do Povo