Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Atividades do Cetaj seguem em agosto

Atividades do Cetaj seguem em agosto
A maior parte do curso envolve atividades práticas
A parceria entre a Cotrijal e a Emater proporcionará a realização de três cursos neste mês de agosto. Eles acontecerão junto ao Centro de Treinamentos de Agricultores do Alto Jacuí, que está localizado no Parque da Expodireto Cotrijal.

O primeiro curso do mês encerrou nesta quarta-feira (4) e contou com a participação de 15 produtoras de Colorado. Elas aprenderam sobre a fabricação de tortas especiais. O segundo curso que será desenvolvido durante o mês, abordará o tema grãos e farelos na alimentação, nos dias 10, 11 e 12.

A extensionista da Emater Ana Maria Knoff, de Victor Graeff, revela que esse curso será dividido em duas partes, sendo a primeira teórica com o foco para as boas práticas de fabricação. "Como é de costume utilizaremos a primeira manhã para desenvolver as atividades teóricas e é nesse momento que abordamos os principais cuidados com a higiene e a manipulação de equipamentos, e somente após essas explicações que levaremos o grupo para a cozinha", explica Ana Maria, relatando ainda a importância dessas questões, que também garantem a qualidade dos alimentos.
Ainda sobre o aproveitamento de grãos e farelos na alimentação, a extensionista Ana Maria relata que são alimentos nutritivos e saudáveis. "Não aproveitamos muito os grãos e os farelos, mas eles possuem uma grande importância energética para o nosso organismo e são acessíveis para os produtores devido ao trabalho que a região desenvolve na agricultura", relata a extensionista, destacando a importância de alimentos aos quais os agricultores têm facilidade de acesso, como linhaça, milho, aveia, ervilha, nozes, castanhas, amendoins, centeios, etc, que podem enriquecer a alimentação da família.

Outro curso que acontecerá no mês de agosto será o de processamento artesanal de leite. Essa atividade acontecerá de 17 a 19, e está com inscrições abertas. A extensionista da Emater Carmen Savoldi, de Lagoa dos Três Cantos, explica que a intenção é preparar os produtores para a confecção de queijos e derivados do leite que apresentem boa qualidade para a comercialização. "Em muitas propriedades se produz leite, mas muitos comercializam toda a produção para empresas e deixam de fazer alguns alimentos por falta de conhecimento ou até mesmo de praticidade. Pensam que a técnica de fazer queijo é muito demorada. Com esse curso vamos mostrar novas técnicas, além da realização de aulas sobre higiene de micro-organismos, sanidade, composição e as propriedades do leite", explica Carmen, salientando ainda que na parte pratica será trabalhada a pasteurização caseira do leite, e após o processamento da fabricação de vários queijos como: mussarela, colonial, minas, ricota e o requeijão, entre outras receitas com leite.

Mais informações sobre os cursos que são desenvolvidos no Cejat, e inscrições podem ser realizadas junto a Unidade de Desenvolvimento Cooperativista da Cotrijal, pelo telefone 54-3332-2572.