Produtores e profissionais da Cotrijal no evento
Produtores, gerentes e colaboradores da Cotrijal participaram nesta quinta-feira (5) do 2° Seminário de Culturas de Verão. O evento, realizado no auditório da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, foi promovido pelo Sicredi Passo Fundo, com o apoio da Cotrijal, BSBios, UPF, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Associação dos Engenheiros Agrônomos, Emater e Embrapa, e discutiu o processo de gestão da propriedade, questões de manejo das lavouras e perspectivas de mercado.
O coordenador do Departamento Técnico da Cotrijal, Robson de Quadros Sandri, foi um dos palestrantes. Ele fez uma análise do histórico de produtividade da soja desde a década de 1970 até o advento da transgenia, indicando aos presentes o que precisa ser feito para que a cultura expresse todo o seu potencial produtivo. Segundo Sandri, em áreas experimentais, a Cotrijal já quebrou a barreira das 100 sacas na cultura da soja.
Em nível nacional, na safra 2009/2010, 24% das propriedades alcançou mais de 60 sacas de soja por hectare. "São números significativos, que mostram que temos a possibilidade de ampliar a produtividade", afirmou Sandri, apontando dois desafios principais para alcançar esse incremento: o investimento na construção e na proteção de altas produtividades.
Para construir uma alta produtividade, conforme o engenheiro agrônomo, é preciso investir em semente de boa qualidade, protegida e com os tratamentos adequados, e na utilização de fertilizantes. Já para proteger a alta produtividade, o produtor precisa adotar um manejo integrado eficiente de pragas, doenças e ervas daninhas. "Só na questão de manejo podemos ter ganhos significativos, que conforme a situação podem chegar a 50% de incremento na produtividade", revela.