Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Cotrijal participa do 13° Fórum de Produção Pecuária-Leite

Cotrijal participa do 13° Fórum de Produção Pecuária-Leite
Profissionais da Cotrijal na tarde de campo
O evento foi promovido pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e pela Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), terça e quarta-feira (10 e 11), e discutiu perspectivas de mercado e estratégias de manejo que possam tornar mais eficiente a atividade. O fórum reuniu 700 pessoas, entre acadêmicos, técnicos, agrônomos, professores e produtores.

A abertura aconteceu na noite de terça-feira (10), com palestra sobre o tema reprodução em vacas para alta produção de leite, abordado pelo médico veterinário Alexandre Morales Farias, do Paraná. Ele destacou que a reprodução causa um grande impacto nos resultados de uma propriedade leiteira e que muitas variáveis podem afetar a eficiência reprodutiva. Para minimizar riscos, segundo o veterinário, o produtor precisa fazer um bom planejamento e um adequado manejo alimentar, além de pensar no conforto e no ambiente apropriado para a produção.

Na quarta-feira pela manhã, o assessor técnico da Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL), Gustavo Beduschi, alertou os participantes do fórum que os preços internos do leite não devem sofrer grandes alterações nos próximos 90 dias, especialmente porque esse período do ano é o de maior produção no Brasil. "A Região Sul já está no período de maior produção e em setembro e outubro teremos o incremento da produção nas regiões Centro-Oeste e Sudeste e como não há perspectiva de aumento da demanda, os preços devem se manter nos patamares atuais", informou, recomendando que o produtor busque a redução dos custos de produção e o aumento da produção para garantir a rentabilidade da atividade nos períodos de preço mais baixo.

MANEJO E NUTRIÇÃO

O consultor Euler Rabelo, da empresa Rehagro, lembrou aos participantes do fórum a importância do adequado manejo e da nutrição para o incremento da produtividade. Ele ressaltou que é fundamental o produtor conhecer bem as diferentes fases da vaca para fazer o planejamento alimentar. Segundo Rabelo, os aspectos que mais interferem no resultado são: manejo no período de transição, conforto animal, fornecimento de uma forragem de qualidade, adequado agrupamento das vacas, manejo do concentrado e manejo alimentar. "Se esses itens estiverem bem planejados, com certeza a vaca expressar todo o seu potencial produtivo", afirmou.

TAMBO EXPERIMENTAL CCGL TEC

Os participantes do 13° Fórum de Produção Pecuária-Leite ainda tiveram a oportunidade de acompanhar uma tarde de campo no Tambo Experimental da CCGL Tec, em Cruz Alta, sobre as tecnologias utilizadas para aumentar a rentabilidade da produção de leite. A atividade teve a coordenação geral do pesquisador da CCGL Tec Wagner Beskow.

As dez estações organizadas para a tarde de campo apresentaram os seguintes temas: manejo do rebanho para produzir mais leite a menor custo; programa de melhoramento de plantas forrageiras da CCGL Tec; importância da adubação em pastagens; sanidade do rebanho do tambo experimental; manejo da ordenha e qualidade do leite; desafios da reprodução em vacas com cisto ovariano; segredos da implantação de pastagens; instalação e manejo de cerca elétrica; criação de terneiras induzindo pastejo precoce; e experiências dos produtores nas Unidades Demonstrativas CCGL.

O Tambo Experimental da CCGL Tec foi implantado em 2007, com a missão de gerar tecnologias que levem a um aumento significativo na rentabilidade da atividade leite desenvolvida pelos produtores associados ao sistema CCGL. O tambo tem 33 vacas em lactação, todas da raça holandesa, e a produção média diária é de 1.060 litros.