Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

Diversificação no campo deve envolver a extensão rural

"Saio deste evento convicto de que é possível produzir para energia e para alimentos", afirma Luiz Antônio Rocha Barcellos, assistente técnico do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, ao se referir aos conteúdos apresentados e debatidos durante o Simpósio Estadual de Agroenergia, que encerra no final da tarde desta quinta-feira, 12, em Pelotas. Para Barcellos, a participação no Simpósio “é muito interessante para a extensão rural ter uma visão do que será possível produzir no futuro, das alternativas do campo.

Barcellos destaca que o evento favorece ampliar a visão de futuro das pesquisas que estão sendo feitas, não apenas no Brasil, mas, nesta edição, na Argentina e nos Estados Unidos, em termos de culturas para produção de biodiesel. "É agradável saber sobre as microalgas, que vão aparecer mais tarde, mas que já estão sendo pesquisadas, assim como sobre os outros destinos agroenergéticos dados a culturas tradicionais de nossa alimentação, como a batata-doce", observa.

A integração silvipastoril foi defendida, por gerar alimento e energia. Na região de Santa Maria, no município de Nova Esperança do Sul, essa integração está ocorrendo. De acordo com Barcellos, ainda neste mês a Emater/RS-Ascar vai ampliar essa integração para outros nove municípios da região do Jaguari. "A consorciação será de eucalipto com pastagens perenes de verão, como braquiárias, aruanas e tiftons. Vamos aumentar a área em mais 18 hectares. O objetivo é produzir carne e madeira, recuperando solos degradados", diz.