O programa é idealizado pelo inpEV
Com a divulgação do Dia Nacional do Campo Limpo, a Cotrijal comemora os números referentes a entrega de embalagens de agrotóxicos pelos agricultores. A comemoração é devido ao aumento no número de entregas em relação ao ano anterior.
Em 2009 foram entregues junto a sede da Cotrijal em Não-Me-Toque 15700 embalagens de agrotóxicos. Em 2010, mesmo antes do fim do ano o número de embalagens já é maior. Contabilizando as entregas realizadas no mês de agosto, o número chega a 20175.
A Cotrijal orienta que todo o produtor entregue suas embalagens limpas (realizando a tríplice lavagem), perfuradas e sem as tampas. Também é necessária a separação das vasilhas, levando em consideração o tamanho. Caso o produtor não obedeça essas orientações suas embalagens não serão recebidas pela cooperativa.
Esse programa iniciou em novembro de 2002, e as embalagens estão sendo recebidas em todas as unidades da cooperativa. Para que o produtor faça a entrega o procedimento é simples, basta comparecer na unidade onde adquiriu o produto, preencher um cadastro de entrega. Após, a entrega esses recipientes são encaminhados para depósitos da cooperativa, e após as embalagens tríplice-lavadas são encaminhadas para a reciclagem, em Passo Fundo, e as embalagens contaminadas são destinadas para a reciclagem onde acontece o processo de incineração.
Com o objetivo de evitar que as embalagens de agrotóxicos fiquem espalhadas e causando danos para a natureza, a Cotrijal, segue realizando o programa de recolhimento dessas embalagens. Assim todos os produtores devem se organizar, a próxima entrega deve acontecer no próximo dia 6 de setembro.
Os agricultores podem entregar suas embalagens de agrotóxicos nas seguintes unidades da Cotrijal: Não-Me-Toque, Carazinho, Santo Antônio do Planalto, Colorado, Vista Alegre, Tio Hugo, Victor Graeff, Almirante Tamandaré do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Saldanha Marinho, Igrejinha e Mato Castelhano.
Programa de educação ambiental é novidade do Dia do Campo Limpo
Principal ação de educação e conscientização ambiental do sistema de destinação de embalagens vazias de agrotóxicos, o Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado neste 18 de agosto, traz como novidade o projeto "Ciclo de Vida das Embalagens", voltado a alunos do ensino fundamental I e II, que será aplicado em cerca de 1000 escolas de 23 Estados em seu primeiro ano de existência.
As escolas participantes do programa receberam kits contendo disco infantil de música sobre meio ambiente, com destaque para a canção tema do Dia intitulada "Vem pra Roda" e outras 5 faixas; caderno do professor - com orientações e sugestões de atividades para desenvolver o tema com alunos de 6º e 7º ano; pôster sobre o ciclo de vida das embalagens e regulamentos dos concursos de desenho (para alunos de 4º e 5º anos) e redação (para alunos de 6º e 7º anos).
De acordo com o inpEV, a iniciativa reforça o comprometimento de todo o setor agrícola para com a educação ambiental e a formação de cidadãos responsáveis e participativos na construção de um planeta mais saudável. "É gratificante apresentar novidades que intensificam o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação de embalagens vazias de agrotóxicos", afirma João Cesar Rando, diretor-presidente do instituto.
Sobre o projeto
Alinhado às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o programa educacional idealizado pelo inpEV, em parceria com a Editora Horizonte e levado às instituições de ensino pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, tem previstas atividades como concursos de redação e desenho, visitas às centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, entrevistas com os gestores das centrais, além da criação de histórias em quadrinho com as músicas do disco infantil sobre meio ambiente do Dia Nacional do Campo Limpo e atividades sobre o lixo doméstico.