A CTNBio aprovou, ontem, a liberação comercial da primeira variedade de soja com dois genes na mesma planta. O evento MON 877101 X MON 89788 (BtRR2Y), da Monsanto, combina o gene BT, resistente a insetos, com outro tolerante ao glifosato. De acordo com o presidente da CTNBio, Edilson Paiva, a tecnologia trará mais flexibilidade ao produtor. "Para quem busca as duas coisas, será possível ter menos riscos, menor custo e reduzir o uso de máquinas", opina.
A variedade ainda precisa atender aos requisitos da Lei de Sementes, para então, poder chegar ao mercado. "Isso costuma levar de um ano a um ano e meio para que o produto chegue ao campo, mas isso depende do caso", argumenta Paiva.
Apesar deste ser o primeiro produto combinado aprovado para soja, no milho, a tecnologia é mais difundida. Conforme Paiva, já existem três pedidos de liberação controlada no campo - para pesquisa - de eventos semelhantes. Um, com três genes combinados, já foi aprovado. "A tendência no mundo é o evento piramidado. Já há variedades de milho com oito genes diferentes na mesma planta nos Estados Unidos", afirma.
A Monsanto informou, por meio de nota, que ainda não há previsão para comercialização da variedade e que o produto é o primeiro na cultura de soja com tecnologia combinada desenvolvido pela empresa para o mercado fora dos Estados Unidos. O pedido de aprovação foi apresentado para a comissão em 2009.
Segundo Paiva, na reunião de ontem, ainda foram debatidos planos de monitoramento e questões de rotina da comissão.