Para reduzir o estresse do rebanho e ganhar mais fidelidade na hora de pesar os animais, os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul desenvolveram uma balança portátil que permite agilizar o processo de pesagem e incrementar as análises realizadas em termos de genética pecuária. "Os trabalhos de seleção ganham mais precisão, para medir peso ao nascer, no período de desmama, sobreano e peso final", explica a analista da área de comunicação e negócios da Embrapa Pecuária Sul, Estefanía Damboriarena.
A portabilidade do equipamento também permite que o mesmo seja transportado por várias propriedades, especialmente as de pequeno porte, reduzindo os custos. "É possível comprá-la através de consórcios de agricultores, que com isso fazem economia", afirma a analista da Embrapa.
A balança pode ser transportada em veículos de pequeno porte e montada em instalações de manejo simples, típicas de pequenas propriedades. A plataforma, concebida em duas partes, pode ser desmontada e comporta animais de até 1,5 mil quilos.