Os alunos de Victor Graeff já prestigiaram a aula
Durante o mês de agosto escolas dos municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Almirante Tamandaré do Sul receberam o projeto A Turminha da Reciclagem. Uma parceria realizada pela Aurora Alimentos, Fundação Aury Luiz Bodanese, apoiada pelo Sescoop/RS e Cotrijal, Cotrisal e Cotrel.
O objetivo do projeto é treinar alunos do Ensino Fundamental I para a conscientização e divulgação da preservação ambiental, separação correta dos resíduos, reciclagem e uso racional dos recursos naturais. Ao longo deste ano, mais de 7 mil alunos já participaram das atividades do projeto. No área de abrangência da Cotrijal, até o momento mais de 400 alunos estão envolvidos no projeto, das escolas Estadual Almirante Tamandaré, em Almirante Tamandaré do Sul, Municipal Nossa Senhora de Lourdes, em Não Me Toque e Municipal Leonel de Moura Brizola e Estadual José Maria de Castro, em Victor Graeff.
Durante a palestra do projeto, as crianças foram envolvidas no tema, puderam expor exemplos de sua realidade e comprovar que com atitudes simples podem contribuir para um cuidado maior com o lixo, e consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida no planeta. Após a palestra, os alunos receberam o livro com a história do programa, adesivos e carteirinhas de Membro da Turminha da Reciclagem, para as escolas visitadas, também foram deixadas lixeiras com adesivos para a separação correta dos resíduos, desta forma, o ambiente escolar já está preparado para a educação ambiental que precisa cultivar com seus alunos. "O trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Turminha da Reciclagem, vem ao encontro das atividades realizadas nas escolas, contribuindo para o processo de educação continuada, existente nas instituições de ensino. Além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preocupados em preservar o planeta em que vivemos", afirma a coordenadora do projeto, Professora Patrícia Signor.
Estima-se que até o final do projeto, em torno de 15 mil alunos estejam envolvidos no projeto, e demais municípios e escolas da área de abrangência da Cotrijal estarão participando do programa e desenvolvendo atividades que enfatizem a preservação ambiental e a educação para a cidadania.