José: melhor época para jardinagem é agora
O cenário do jardim no final do inverno não é muito animador. Parece que falta tudo e que não vamos conseguir trazer de volta a beleza da paisagem. Mas é aí que entra a nova estação: a primavera chega trazendo as chuvas e o despertar de uma nova etapa que vai tirar a natureza da sua letargia. É tempo de trabalho no jardim, para deixá-lo pronto para receber as flores que chegam com o período mais alegre do ano.
Elésio José Gonçalves Antunes há 4 anos cuida dos jardins da Cotrijal, mas há 20 anos dedica-se à jardinagem. Ele dá algumas orientações que podem ser realizadas nessa época do ano, para que um trabalho correto e eficiente possa ser realizado também nas propriedades rurais.
1. Adeus folhas secas! - Vasos, canteiros, jardineiras, enfim, por todo o canto há um festival de folhas secas indicando que o primeiro passo é retirá-las. Com o auxílio de uma tesourinha de poda pequena, faça a limpeza de arbustos e plantas envasadas, eliminado folhas e galhos secos. Nem todas as plantas necessitam que os galhos sejam retirados, como é o caso das roseiras. Apenas recolha as folhas que estiverem na base das plantas, para evitar que se transformem num ambiente ideal para a proliferação de fungos: com as primeiras chuvas, os montes de folhas formam um verdadeiro "ninho" para os fungos.
2. Replantar - A época é ótima para mudar as plantas de vaso, pois as raízes terão bastante tempo para se adaptar ao novo local, antes de entrarem novamente no período de repouso. As plantas estão precisando de replantio se:
· as raízes estiverem saindo pelo orifício no fundo do vaso;
· mesmo com dias mais quentes, a planta não se desenvolve;
· a terra seca rapidamente e precisa ser regada com frequência.
3. Podar só algumas - As plantas estão começando a brotar e entram em atividade rapidamente. Outras estão terminando sua floração que ocorre no inverno. Como as azaleias, que podem ser podadas neste período, para florirem com mais força no próximo ano.
Assim que terminar a floração das azaleias, retire os galhos em excesso e corte a pontas dos outros galhos, até chegar ao formato e tamanho que você quiser. Para aumentar a próxima floração, elimine as pontas de todos os galhos que floresceram este ano e mantenha uma adubação periódica, de preferência mensal. Para uma melhor poda, recomenda-se a utilização de tesoura número 12 ou 14.
4. Uma força para o gramado - Se o gramado estiver com aspecto muito feio e abatido, aproveite para fornecer nutrientes, estimulando o crescimento de folhas sadias. Pode-se aplicar adubos específicos para gramados. De preferência, aplique o adubo em dias chuvosos, ou pelo menos nublados. Se houver sol, faça uma rega abundante após a aplicação, para evitar que o produto "queime" as folhas. No caso de plantio, o indicado é a grama sempre verde, que se ambienta a áreas ensolaradas e semisombreadas.
Fonte: Jornal da Cotrijal