Todas as Cidades
Histórico
Chuvas

A Cotrijal

Unidades Armazenadoras

Unidades Armazenadoras

Receber a produção de grãos (soja, milho, trigo, cevada e canola), padronizá-los, conservá-los em perfeitas condições de qualidade, com segurança e confiabilidade, garantindo o melhor preço, é o grande desafio da Cotrijal.

A cooperativa investe constantemente em atividades destinadas a guarda e conservação de grãos, através de equipamentos com tecnologias de ponta, operação correta dos procedimentos de pós-colheita, unidades armazenadoras versáteis e funcionais, assistência técnica permanente e capacitação dos recursos humanos.

A média de distância entre propriedades dos associados a uma unidade armazenadora é no máximo, 10 km, contribuindo para reduzir custos com combustíveis, frete, manutenções, tempo e minimizando riscos.

As parcerias com clientes, fornecedores e instituições de pesquisa são consideradas fundamentais, a exemplo dos programas desenvolvidos com a Embrapa Trigo: MIPGrãos (Manejo integrado de Pragas de Grãos Armazenados), PIT (Produção Integrada de Trigo). Ambos buscam agilizar a comercialização, agregar valor a produção e preparar as unidades para certificação.



Certificação de Unidades Armazenadoras

As Unidades de Armazenagem da Cotrijal, por meio da Instrução Normativa n° 24/2013, estão atendendo o processo de implantação do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras.

Este reconhecimento formal é concedido por um organismo creditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO, de que uma entidade tem competência técnica para realizar serviços específicos, dentro de um padrão mínimo de qualidade e os portadores atendem aos requisitos técnicos estabelecidos pelo MAPA para o exercício daquela atividade.



Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras

As Unidades Armazenadoras da Cotrijal possuem Cadastro e Credenciamento junto a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) tornando-se assim um Agente Armazenador ou Depositário, apta a exercer as atividades de armazenagem (guarda e conservação) de produtos, próprios ou de terceiros, que permite operações junto ao governo tais como, PEP, AGF, PEPRO garantindo assim a possibilidade de maior liquidez e valor ao produto armazenado.



Controle de Qualidade de Grãos

A Unidade de Operações, através do setor de Controle de Qualidade de Grãos, presta todo o suporte teórico e prático para as unidades armazenadoras, desenvolvendo em conjunto todo o planejamento das pessoas e processos desta área.