Consultas dos requisitos ambientais nas etapas de processos, construções e operações.
Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos na Expodireto Cotrijal
Desde 2004, existe no Expodireto Cotrijal, o Projeto de Coleta Seletiva, alternativa ecologicamente correta que desvia do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que podem ser reciclados.
No ano de 2005, o departamento de Meio Ambiente disponibilizou monitores treinados que passaram nos stands durante a feira para distribuir material informativo e instruir os expositores quanto à destinação adequada dos resíduos, além de inserir a idéia do projeto para o público.
Cabe ressaltar que não existe fórmula universal para a execução do projeto, pois a dimensão deste trabalho vai muito além do que se colocar lixeiras coloridas dentro do parque da Expodireto. Ela deve ser encarada como uma corrente de três elos: educação ambiental, logística e destinação.
Projeto Coleta Seletiva de Resíduos Cotrijal
Desde 2005, uma alternativa ecologicamente correta que desvia do destino em aterros sanitários ou lixões resíduos sólidos que podem ser reciclados está sendo desenvolvida na Cotrijal. Com a implantação do projeto de coleta seletiva, todo o lixo gerado na sede da Cooperativa está sendo separado, conforme o tipo, para posterior comercialização ou destinação adequada. Vidro, plástico, metal e papel já estão sendo vendidos para empresas de reciclagem, devidamente licenciadas junto aos órgãos competentes. Os resíduos orgânicos continuam sendo recolhidos pela prefeitura de Não-Me-Toque/RS. E para os materiais perigosos e especiais (não recicláveis) está sendo dado um destino ambientalmente correto através de parcerias com empresas licenciadas.
Para facilitar a identificação, os coletores, dispostos em vários pontos do entreposto, são coloridos. Cada um é específico para um tipo de material, conforme podemos conferir nas figuras:
O Projeto de Coleta Seletiva de Lixo da Cotrijal também tem um mascote: uma simpática e inteligente minhoca de nome Professor Recy Cladus, presente em todos os materiais gráficos de educação ambiental que estão sendo distribuídos aos colaboradores e às pessoas que freqüentam o entreposto. A idéia de utilizar a minhoca surgiu como o símbolo da transformação dos materiais orgânicos em húmus. "E a lata de alumínio, sua casa, representa o símbolo da reciclagem no Brasil", explica a bióloga, acrescentando que o país é um dos que mais recicla alumínio no mundo.